As aulas em grupo proporcionam aos alunos experiências enriquecedoras, trabalhando, entre tantos pontos, o respeito mútuo, sensibilidade auditiva, socialização, disciplina, desenvolvimento rítmico e afinação, além da alegria de se fazer música em conjunto, com vários timbres e vozes, formando uma gostosa harmonia.
Em um ambiente alegre e familiar os nossos alunos têm a oportunidade constante de contato com o outro, compartilhando experiências e com liberdade para improvisarem e participarem de todo o processo de criação e arranjo musical.
Por termos várias salas com aulas de diferentes instrumentos simultaneamente, constantemente os professores levam os seus alunos a ouvirem o outro tocar e muitas vezes até fazerem música juntos.
Na prática em conjunto aproveita-se as experiências de cada aluno como fator motivacional. Os componentes do grupo trazem sugestões de repertórios, aumentando o repertório musical de cada um. Com mais de uma voz ou instrumento, a experiência proporciona a ampliação da compreensão harmônica, tornando o ritmo e a afinação mais precisos.
Nos ensaios nota-se o clima de cooperação e respeito, possibilitando a troca de ideias e conhecimentos, desenvolvendo as capacidades de compreensão e envolvimento, em um processo construtivo da aprendizagem;
Você vê o crescimento dos colegas, admirando e se espelhando nas qualidades e também vê que todos têm dificuldade, e acabam se ajudando. Cada um pode aprender com os erros e com os acertos dos outros alunos, participando ativamente do processo de aprendizagem. O professor passa a ser também um orientador, motivando e trabalhando junto com os alunos.
O trabalho em grupo oportuniza além dos momentos de trocas de experiências, o desenvolvimento afetivo, integrador e social. A concentração é muito importante e deve ser ainda melhor em grupo, para manter a harmonia com os outros.
Como nos ensinou Paulo Freire, ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor, a aprendizagem não se dá por transferência de conteúdo, mas por INTERAÇÃO, que é o caminho da construção. (Paulo Freire).
Resumindo, é uma delícia!!!
Além da prática em conjunto constante no decorrer do ano entre os nossos alunos e convidados, temos os seguintes cursos:
Nas aulas de instrumento, o professor fica à disposição do aluno em cada etapa do seu aprendizado, atento às potencialidades e às dificuldades específicas, auxiliando no desenvolvimento das habilidades de cada um trabalhando pontualmente as falhas que aparecem no decorrer do processo.
Todas as aulas são semanais e a frequência é muito importante. O compromisso com a regularidade é fundamental e decisivo para um processo contínuo de formação.
Os nossos cursos são livres, respeitando o tempo de aprendizado e a evolução de cada aluno, com o acompanhamento e orientação do professor, no processo de ensino específico para cada indivíduo.
Em um mundo com tantos descontentamentos políticos, econômicos e pessoais, a música é uma necessidade! Após o cumprimento das necessidades primordiais e da segurança de uma população, a participação em atividades que promovam o aumento da sensibilidade, da autoestima e do senso de autorrealização constitui importante aspecto na formação do indivíduo.
Instrumentos:
Técnica Vocal e Canto
Piano
Teclado
Violão Clássico
Violão Popular
Guitarra
Acordeom
Violino
Flauta Doce
Flauta Transversal
Bateria