Venha fazer parte do nosso Coral Arte Viva!
Ensaios às terças-feiras
18:30 às 20 horas
(Gratuito – inscrição condicionada ao agendamento do teste para classificação vocal)
O nosso tradicional coro existe há 29 anos, contando com a participação dos nossos alunos, familiares e também com vagas para a comunidade.
Atualmente é regido pela professora Luciana Fisher e dirigido pela professora Clarice Maciel, diretora do Centro de Arte Viva.
Através da prática vocal bem conduzida e orientada, ampliam-se as possibilidades de aprendizagem e a aquisição de conhecimentos, com a integração e a produção vocal em conjunto, culminando no prazer estético e na alegria de cada execução.
Pessoas com idades e atividades profissionais diferentes que se juntam por um interesse comum, possibilitando o crescimento coletivo e que, por gostarem de cantar, acabam desenvolvendo maior sensibilidade e, assim, um olhar mais cuidadoso sobre os outros, sendo um dos atributos do nosso coral a possibilidade de inclusão social, pois as oportunidades são abertas a muitos.
A necessidade de aprender novas canções oportuniza o conhecimento de línguas, estilos e arranjos, além de familiarizar o coralista com a leitura musical, na aprendizagem das músicas acompanhando a partitura, desenvolvendo a afinação e também o senso rítmico.
Constantemente temos ensaios com exercícios e brincadeiras rítmicas, além dos exercícios de técnica vocal sempre antes da execução do repertório.
Cantar em conjunto é uma atividade muito gostosa, que favorece a educação musical, o convívio social, possibilitando a harmonização do coralista consigo, com o outro e com a comunidade na qual está inserido, entre outras habilidades cognitivas e artísticas em processo criativo e de bem estar. Cantar auxilia, inclusive, na formação do caráter, pelas boas idéias contidas nas canções, além do desenvolvimento do senso crítico, formando, mais do que bons cantores, bons ouvintes.
Inúmeros são os benefícios do canto para nossa saúde física e psíquica. O ato de cantar provoca reações muito positivas no cérebro: diminui o stress, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade e, até ajuda a preservar a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares, entre outros, fazendo jus ao ditado que diz que “Quem canta seus males espanta”.
(…) a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão, e depressão, males que atingem a sociedade moderna, principalmente os idosos. (…) a música é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia. Outro detalhe muito importante, é que através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais. (Jornal do Brasil. Os benefícios do canto coral para o corpo e a mente).
O crescimento da prática coral se dá, especialmente, pelo fato de que cantar em coro é uma experiência afetiva marcante que oportuniza o desenvolvimento individual e coletivo: ampliando a musicalidade e a capacidade de se expressar através da voz, bem como, a possibilidade de vir a executar obras que tocam o cognitivo, ensejando o crescimento intelectual e afetivo do cantor e de outros agentes envolvidos; o desenvolvimento da sociabilidade e da capacidade de exercer uma atividade em conjunto, onde existem os momentos certos para se projetar e se recolher, para dar e receber. (FIGUEIREDO, 2006, p. 8-9).
Com base no brilhante trabalho de Villa-Lobos, vários expoentes da música coral no Brasil expressando-se como Roquete Pinto (CARTOLANO, 1967; p.23):
Todos nela figuram, velhos, moços, crianças, homens e mulheres, operários, camponeses, soldados, sábios, poetas e artistas. Todos os povos fortes sabem cantar em coro. Nas horas tristes e nos momentos felizes, unem-se as vozes nas canções da Pátria, onde ressoam as lembranças dos maiores, sublimando o júbilo ou espantando o mal do desespero. O canto em coro, praticado desde a infância, propagado nas escolas e nos lares, dará gerações renovadas na disciplina dos hábitos da vida social, homens e mulheres que saibam, pelo bem de sua terra, cantando trabalhar e por ela cantando dar a vida.
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FUCCI AMATO, Rita de Cássia. O CANTO CORAL COMO PRÁTICA SÓCIO-CULTURAL E EDUCATIVO-MUSICAL, ANPPOM, 2009.
CARTOLANO, R. B. (1968). Regência: Coral, Orfeão e Percussão (2ª ed.); São Paulo, SP; Irmãos Vitale editores.
VILLA-LOBOS. Solfejos originais e sobre temas de cantigas populares, para o ensino de canto orfeônico. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1976. v. 1.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de estudos de música coral, 2006.
RAMOS, Marco Antonio da Silva. O ensino da regência coral. São Paulo, 2003.Tese (livre-docência) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.